10 agosto 2012

A Lenda dos Vampiros

Publicada por Inês n' Juliana à(s) 13:26
MEU Johnny


   Aposto que quase todos nós temos uma prespetiva diferente sobre vampiros... Mas acho que a nossa ideia geral são criaturas nocturnas e imortais, com dentes afiados que se alimento de sague humano e de sangue animal. Bom, não se preocupem, pois não há criaturas assim, é apenas uma lenda... Mas todas as lendas têm a sua história não é verdade? Ora bem, a dos vampiros vem de uma doença rara chamada Porfiria.


   Porfirias são um grupo de distúrbios herdados ou adquiridos que se manifestam através de problemas na pele e/ou com complicações neurológicas (certas pessoas fantasiam essas complicações neurológicas como “sede por sangue”). Os pacientes tendem a ter um canino mais acentuado e urina escurecida pela perda de substâncias sanguíneas. Muitas famílias nobres acometidas pela doença (que é hereditária) acabavam compensando a perda de sangue bebendo o sangue dos animais de seus matadouros (hoje existem outros tratamentos para normalizar as enzimas sanguíneas). As porfirias eritropoiéticas afetam primariamente a pele, levando a fotossensibilidade, bolhas, necrose da pele e gengivas, prurido e edema.
  Em algumas formas de porfiria, o acúmulo de precursores do heme excretados pela urina podem mudar sua cor, após exposição ao sol, para um vermelho ou marrom escuros, ocasionalmente até um tom de púrpura. Também pode haver acúmulo dos precursores nos dentes e unhas, levando-os a adquirir uma coloração avermelhada.


   Quanto ao mito, deve-se a “porfiria cutânea tarda que apresenta-se clinicamente como uma hipersensibilidade da pele à luz, levando à formação de lesões, cicatrização e desfiguração. A anemia, a pele clara e a sensibilidade à luz são características do mito do vampiro, enquanto que desfigurações em casos mais avançados, acompanhados de distúrbios mentais e aumento da pilificação (crescimento de pêlos) em áreas como a fronte, poderiam ter levado ao surgimento consecutivo do mito do lobisomem.
   Os ataque da doença podem ser desencadeados por drogas (como barbitúricos, álcool, drogas, sulfa, contraceptivo oral, sedativos e certos antibióticos), outros agentes químicos e certos alimentos. O jejum também pode desencadear os ataques, pela queda na glicemia.






Interessante, não acham? 


2 comentários:

Inês n' Juliana on 11 de agosto de 2012 às 03:35 disse...

Sim é interessante mas o johnny é feio!
Aki atenção!

Inês n' Juliana on 24 de agosto de 2012 às 04:11 disse...

- Já tava a ver sua tolica... HeHe Mas eu sei que o achas feio... ;) mas ele é sexy ou n é? Muhahahahahaha



Xoko

Enviar um comentário

 

Chocoranguinho Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos