14 fevereiro 2014

Dia de S.Valentim|História ou lenda?

Publicada por Inês n' Juliana à(s) 12:44 0 comentários
Aloah amores!

Antes de mais queria vos desejar um ótimo dia de S.Valentim e queria pedir desculpa pela nossa ausência.
Mas vamos ao que interessa, já alguma vez se perguntaram porquê dia 14 dia de S.Valentim e porquê este significado e nome e se é história ou lenda?
Observem abaixo toda a história, vão achar interessante :

.................................................................................................
Uma das histórias relata como, no séc. III d. C., face às ordens do Imperador Cláudio II no sentido de impedir homens jovens de contraírem casamento e constituírem família, o sacerdote Valentim as desobedeceu, continuando a casar casais enamorados em segredo.
Quando foi descoberto, Valentim foi sentenciado à tortura e à morte, tendo-se apaixonado pela filha cega do seu carcereiro, a quem, diz-se, miraculosamente restituiu a visão e dirigiu a primeira carta de amor, assinando: “do teu Valentim”, expressão que prevalece, até hoje, em Inglês (“From your Valentine”).
Outra versão conta a história de um sacerdote mártir homónimo, Bispo de Terni, que ajudou cristãos a fugir da prisão - onde eram espancados e torturados -, tendo recusado abdicar da sua fé cristã, sendo por tal mandado executar também por Cláudio II.
A similitude destes relatos podem indicar tratar-se da mesma pessoa.
Ainda outra versão advoga que a celebração do dia de S. Valentim advém das festividades pagãs da Lupercália, em honra de Luperco, Juno e Pã.
Este rito sobreviveu até ao séc. V d.C., quando foi declarado não cristão, estipulando o Papa Gelásio o dia como o de S. Valentim, para celebrar o seu martírio e morte (cerca de 14 de fevereiro de 270 d.C.).

Seja qual for a hipótese mais credível, as histórias descrevem S. Valentim como um herói empático e, acima de tudo, como uma figura romântica, o que o fez tornar-se num dos santos mais populares em Inglaterra e França, durante a Idade Média.
De facto, foi na Idade Média, no ano de 1375, que o poeta inglês Geoffrey Chaucer, que costumava tomar algumas liberdades históricas, estabeleceu a ligação da tradição do amor romântico à celebração do dia de S. Valentim. O poema descreve como no dia 14 de fevereiro humanos e aves procuram um parceiro: “For this was on seynt Volantynys day/ whan euery bryd comyth there to chese his make ["For this was on Saint Valentine's Day, when every bird cometh there to choose his mate."
Talvez por isso este poeta tenha inventado a celebração do dia dos namorados tal como hoje a conhecemos.
Assim, as mensagens do dia de S. Valentim passaram a ser populares a partir desta época, apesar de só existirem provas da sua existência datadas de 1415, aquando de um poema de Charles, Duque de Orleães, dirigido à sua mulher, quando este se encontrava preso na Torre de Londres, depois de ser capturado na Batalha de Agincourt. Anos mais tarde, era a vez de Henrique V contratar um escritor de nome John Lydgate para compor uma mensagem de amor dirigida a Catarina de Valois.
Na metade do séc. XVIII, era comum que amigos e amantes de todas as classes trocassem pequenas notas de afeto escritas à mão. Por volta de 1900, os cartões impressos vieram substituir as cartas escritas e a sua troca tornou-se uma prática corrente numa época (vitoriana) em que a expressão direta de afetos não era muito bem vista em termos sociais.
O festejo do dia de S. Valentim teve sempre uma muito maior expressão nos países anglo-saxónicos, mas, ao longo do séc. XX, tem vindo a ganhá-la a nível global.
.............................................................................................


Feliz dia de S.Valentim!

 

Chocoranguinho Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos